Nanocoat® O que é? Downloads Perguntas Frequentes Sobre a Sofi® Contacte-nos

 

Tratamento Antiviral Antibacteriano e Antifúngico NANOCOAT®

Nanocoat® é a marca registada de um tratamento de superfície antiviral, antibacteriano e antifúngico para puxadores de portas e janelas anodizados e lacados. O processo de tratamento e o seu produto são patenteados e únicos no seu género, porque funciona em três níveis em simultâneo: antiviral, bacteriano e fúngico.

MAIS VALE PREVENIR QUE REMEDIAR

O número de pessoas infectadas com bactérias resistentes a antibióticos cresce todos os anos e o número de mortes resultantes dessas infecções também. Na Europa estima-se que 25000 pessoas morram todos os anos com complicações resultantes desse tipo de infecções. Há várias formas nas quais as infecções se podem espalhar mas a forma mais rápida de contágio é pelo contacto com uma pessoa infectada ou com uma superfície contaminada. É aí que o Nanocoat® entra. Num projecto conjunto da STA, Sobinco e os Laboratórios Biogenéticos da Universidade de Coimbra, desenvolvemos um tratamento de superfície que previne a propagação de bactérias, fungos e vírus através de superfícies infectadas de objectos em zonas de muito tráfego, como puxadores de porta e de janela em espaços públicos.

COMO FUNCIONA?

A superfície de alumínio é tratada com uma camada de nano partículas à base de sílica com um agente bioactivo que, em contacto com uma bactéria, vírus ou fungo, perfura a membrana da célula e rapidamente a mata. O Nanocoat® foi testado com o vírus H1N1 e foi muito eficaz matando o vírus em 4 segundos.

Vantagens

ÁREAS DE APLICAÇÃO

Hospitais, clínicas, centros de saúde, edifícios públicos, escolas, infantários, condomínios, lares de idosos, estádios, cozinhas industriais, casas de banho públicas, etc.

RESULTADOS ATINGIDOS EM TESTES E INSTITUIÇÕES

Peças anodizadas com Nanocoat® foram testadas num laboratório independente na Alemanha (Hohenstein Institute) e obteve a pontuação mais alta em termos de actividade antivírica. Testes de desgaste a simular a fricção das mãos foram levados a cabo por um laboratório externo em Coimbra e a eficácia antivírica e antibacteriana da superfície manteve-se.

Downloads

 Faça o download do folheto do Nanocoat® PT aqui

Perguntas Frequentes

O Nanocoat® mata o vírus Covid-19?
Testes estão a ser feitos com o Corona neste preciso momento. Temos um certificado do Nanocoat® em relação à sua atividade antiviral contra o bacteriófago MS2, que é um modelo viral não encapsulado muito conhecido, um dos vírus mais resistentes. O SARS-Cov-19 é um vírus encapsulado que é facilmente neutralizado com químicos(desinfectantes) e físicos (Nanocoat®) e como tal quase tudo que elimina vírus não encapsulados, vai eliminar vírus encapsulados. Daí a nossa confiança nos bons resultados deste teste, cujos resultados serão conhecidos no fim deste mês.

Quão rápido atua o Nanocoat®?
O Nanocoat® mata bactérias e vírus em 4 segundos! Os tratamentos de superfície com prata demoram horas até que as bactérias sejam eliminadas. Pondo em termos práticos: se uma pessoa infectada abre uma porta e deixa vestígios da infecção no seu manípulo, a pessoa que vá a seguir quando colocar a sua mão no puxador, já terá a infecção sido eliminada. Com os tratamentos de superfície com prata, até que faça efeito, dezenas senão centenas de pessoas vão ter contacto com infecção antes de os seus vestígios sejam eliminados. Esses microrganismos continuarão a propagar-se.

Quão único é o Nanocoat®?
Somos o único fornecedor de puxadores de porta e janela com Nanocoat® em todo o mundo. É um avanço tecnológico em tratamentos de superfício antivirais e antibacterianos. Num artigo da Universidade de Coimbra, publicado pela American Chemistry Society podemos ler “Muito poucos estudos conseguiram relatar materiais ou superfícies com propriedades antivirais”.

O Nanocoat® pode ser usado em outras superfícies?
Sim, o Nanocoat® pode ser usado em outras superfícies. Isto tem que ser preciso; o Nanocoat® é uma marca registada por isso é melhor contactar-nos.

As nano partículas são perigosas para a nossa saúde?
O Nanocoat® é à base de Sìlica. As nano partículas de sílica são muito frequentemente usadas na industria alimentar. É uma matéria prima amplamente aceite. Temos certificados em como é seguro usar as mesmos. Para além disso as nano partículas estão incorporadas na camada de tinta ou anodização e portanto não são libertadas e como tal o tratamento não perde a sua eficácia. Ainda mais, nós apenas aplicamos 30mg de nano partículas num puxador. Se compararmos isto aos 20g de nano partículas de um protetor solar diário podemos ver que o valor é extremamente baixo.

O Nanocoat® danifica a pele?
Uma grande quantidade de estudos recentes já provou que as nano partículas não conseguem penetrar a camada de pele, nem intacta nem se tiver lesões superficiais. As tensões mecânicas de baixo nível aplicadas à pele são amortecidas por uma camada chamada estrato córneo. A secreção de icor e outros componentes do sangue protege os locais mais profundos da pele desgastada dos impactos prejudiciais.
Isto é relevante para o contexto do Nanocoat®? A resposta é não.
Antes de mais, as nano partículas do Nanocoat® estão bem incorporadas no seu surfactante. Teste cíclicos provaram que o Nanocoat® não se liberta dos puxadores e continua a ser 100% eficaz mesmo depois dos testes. No entanto, realizamos testes cutâneos com o laboratório belga Belga StratiCELL em 2015, de acordo com as diretrizes disponíveis na OCDE 439. Isso demonstrou claramente que Nanocoat® não causa irritações na pele.

É verdade que nano partículas muito pequenas podem penetrar na pele?
Estudos de 2015 sobre nano partículas (NPs) sobre a absorção da pele falam sobre NPs ⩽ 4nm podem penetrar e permear a pele intacta, o tamanho de NPs entre 4-20nm pode potencialmente permear a pele intacta e danificada, o tamanho de NPs entre 21-45nm pode penetrar e permear apenas na pele danificada, as NPs de tamanho> 45nm não podem penetrar nem permear a pele. As NPs Nanocoat® são 80nm.

Os atuais puxadores revestidos de prata são uma alternativa melhor ou pior ao Nanocoat®?
Eles são piores! Em primeiro lugar, argumento: puxadores com revestimentos de prata NÃO matam vírus, apenas bactérias! O Nanocoat® mata bactérias, fungos e vírus. Em segundo lugar puxadores revestidos com prata, lixiviam íons de prata! Essa perda de íons significa que eles perdem sua eficácia. Cada vez menos ingredientes ativos vão ficando na superfície do manípulo após cada uso. A lixiviação leva à deposição de partículas de metal prateado/sulfeto de prata na pele (Argiria), olho (Argirose Ocular) e outros órgãos. Estas não são condições de risco de vida, mas cosmeticamente indesejáveis. Mesmo que a prata apresente baixa toxicidade no corpo humano, pode haver uma ingestão ou inalação crónica por profissionais de saúde. A concentração de íons de prata devido à lixiviação foi medida em um estudo e muitas vezes superior à concentração de m3 permitida pela UE para materiais perigosos.
Por último, foi provado pela Universidade de Coimbra que a liberação de íons de prata induz resistência bacteriana quando liberada em determinadas concentrações.

Sobre a Sofi®

A Sofi® é a marca própria da empresa STA -Sociedade Transformadora de Alumínios SA, uma empresa metalúrgica, com mais de 30 anos no mercado, sediada no concelho da Maia. Somos especialistas no desenvolvimento e produção de sistemas para portas e janelas, em particular para caixilharias de alumínio. Os nossos tratamentos de superfície incluem anodização, pintura líquida e lacagem, nos quais temos a opção de incluir o Nanocoat®.

Contacte-nos

Para obter mais informações contacte-nos por email e teremos todo o gosto em esclarecer as suas dúvidas.

 

O Nanocoat® é um produto da Sofi®.
Copyright 2020 © Todos os direitos reservados.